Microsoft Kinect @codebits 2011

 No codebits do ano anterior foi o local onde tive a primeira experiencia com o kinect, no stand oficial da Microsoft no evento. Há um ano pude jogar e experimentar uma nova forma de entretenimento. Este ano houve uma grande presença do kinect, não só como dispositivo de jogo juntamente com a consola xbox, mas também como dispositivo central noutras experiencias. 

            O codebits contou com a presença do Jeff Sipko, um engenheiro de software que trabalha na Microsoft. Ele foi um dos convidados para o palco principal do evento, com a talk Becoming a Kinect Hacker/Innovator. A possibilidade de estar  perante um dos elementos envolvidos no desenvolvimento do kinect foi espetacular. A talk começou com uma introdução do Kinect, características físicas do kinect e o que este permite fazer. Mostrou alguns vídeos dos recentes desenvolvimentos nos jogos com a utilização do kinect. O Jeff apresentou ainda algumas das principais características do SDK do kinect.

 

 

 

Aqui fica o vídeo da talk:

 

 

            Outra talk muito interessante foi guiada pelo Héctor Martín, onde apresentou um sistema de segurança de casas desenvolvido com o kinect. Através do hardware presente no kinect e do software, neste caso com os drivers da OpenKinect e Python, como é possível fazer um sistema de segurança em casa. Com a detecção do movimento e da monitorização da atividade à distancia como é possível montar um alarme de casas real e funcional.

 

 

 

Para além das conversas relativas ao kinect e suas utilizações foi ainda possível observar e experimentar o sapo panoramas através de uma interface completamente controlada por gestos. Uma projeção de larga escala permitiu a manipulação de fotos panorâmicas recolhidas/desenvolvidas pelo sapo. Uma forma muito interessante de explorar fotografias de larga escala. Foi uma experiência única na qual foi possível observar as características do sistema, bem como tirar notas das das dificuldades dos utilizadores durante a interação com o sistema. Aqui fica a foto panorâmica do sapo codebits!

 

A participação no evento foi uma experiencia muito enriquecedora a nível pessoal e profissional pelo que espero voltar a estar presente.

 

Um grande agradecimento ao Professor Benjamin Junior e Professor Carlos Santos  pela disponibilidade =)

publicado por paulamargarida às 15:56 | comentar