Seminário - atividade 1 (parte 2)

 

3 exemplos de marcos muito relevantes - produtos, experiências…

Neste tópico vou apresentar três dos projetos que achei mais interessantes tendo em conta a investigação que estou a desenvolver na área. Vou aproveitar e responder nos diferentes projetos às perguntas colocadas: quais os resultados mais importantes da investigação produzida, foi relevante? quais foram os resultados?

 

Projeto 1 - Yoke (da empresa Yoke – 2 projetos com resultados muito interessantes)

Vídeo de Apresentação

http://vimeo.com/20516945

 

Este projecto foi apresentado numa exposição e combina novos paradigmas de interacção com a apresentação e manipulação de objectos em 3D. Uma forma interessante de inovadora de apresentar conteúdos. Este projeto permite fazer zoom nos produtos e navegar nos diferentes produtos existentes. Permite ainda ter uma perspectiva tridimensional dos objectos apresentados.

Trata-se de um projecto muito interessante ao  nível das funcionalidades e das tecnologias envolvidas.

 

  • TRAILERPARK INTERACTIVE VISUALS

Demo

http://vimeo.com/26288679

 

Apresentação no festival 

http://vimeo.com/28452629

 

Este projeto artístico permite os utilizadores envolverem-se num ambiente colorido e pelo que posso observar pelo vídeo também imersivo.

Gostei deste projeto, não só pelas tecnologias envolvidas, mas também pelo espetáculo visual apresentado. Foi um projeto implementado e segundo se pode observar no vídeo bem recebido pelas pessoas.

Os movimentos do utilizador controla os elementos virtuais por forma a criar novos efeitos visuais. Trata-se de um vídeo demonstração do trabalho em desenvolvimento.

As tecnologias associadas são OpenFrameworks, OpenNI, Unity3D.

 

 

Projeto 2

Trata-se de um projeto desenvolvido por um engenheiro, John B. É de uma versão demo de uma integração do esqueleto numa personagem 3D. Acho que esta é uma referência interessante pois demonstra o controlo, em tempo real, de um avatar.

O vídeo de demonstração

 

Blog

 

 

Projeto 3 - SocialStage

Vídeo de demonstração

 

Projeto desenvolvido pela empresa snibbeinteractiv, e apresenta a captura do movimento do utilizador e coloca no avatar. Esta aplicação foi desenvolvida com recursos criados na empresa (hardware e software).

Baseado no filme Avatar, do realizador James Cameron, esta aplicação permite ao utilizador "entrar" num ambiente virtual construído. 

“Using the same performance-capture technologies from blockbuster films, Snibbe Interactive's SocialStage translates visitors real-time motions into your own on-screen animated characters and worlds. Light years beyond similar technologies, SocialStage uses a dozen cameras to capture every subtlety of visitors’ personalities. Anyone can bring a motion capture character to life in real time, regardless of shape or stature to enjoy an experience that makes them part of the action.”

 

Projeto SocialStage

 

 

publicado por paulamargarida às 17:13 | comentar