Seminário - atividade 1 (parte 2)
3 exemplos de marcos muito relevantes - produtos, experiências…
Neste tópico vou apresentar três dos projetos que achei mais interessantes tendo em conta a investigação que estou a desenvolver na área. Vou aproveitar e responder nos diferentes projetos às perguntas colocadas: quais os resultados mais importantes da investigação produzida, foi relevante? quais foram os resultados?
Projeto 1 - Yoke (da empresa Yoke – 2 projetos com resultados muito interessantes)
Vídeo de Apresentação
http://vimeo.com/20516945
Este projecto foi apresentado numa exposição e combina novos paradigmas de interacção com a apresentação e manipulação de objectos em 3D. Uma forma interessante de inovadora de apresentar conteúdos. Este projeto permite fazer zoom nos produtos e navegar nos diferentes produtos existentes. Permite ainda ter uma perspectiva tridimensional dos objectos apresentados.
Trata-se de um projecto muito interessante ao nível das funcionalidades e das tecnologias envolvidas.
- TRAILERPARK INTERACTIVE VISUALS
Demo
http://vimeo.com/26288679
Apresentação no festival
Este projeto artístico permite os utilizadores envolverem-se num ambiente colorido e pelo que posso observar pelo vídeo também imersivo.
Gostei deste projeto, não só pelas tecnologias envolvidas, mas também pelo espetáculo visual apresentado. Foi um projeto implementado e segundo se pode observar no vídeo bem recebido pelas pessoas.
Os movimentos do utilizador controla os elementos virtuais por forma a criar novos efeitos visuais. Trata-se de um vídeo demonstração do trabalho em desenvolvimento.
As tecnologias associadas são OpenFrameworks, OpenNI, Unity3D.
Projeto 2
Trata-se de um projeto desenvolvido por um engenheiro, John B. É de uma versão demo de uma integração do esqueleto numa personagem 3D. Acho que esta é uma referência interessante pois demonstra o controlo, em tempo real, de um avatar.
O vídeo de demonstração
Projeto 3 - SocialStage
Vídeo de demonstração
Projeto desenvolvido pela empresa snibbeinteractiv, e apresenta a captura do movimento do utilizador e coloca no avatar. Esta aplicação foi desenvolvida com recursos criados na empresa (hardware e software).
Baseado no filme Avatar, do realizador James Cameron, esta aplicação permite ao utilizador "entrar" num ambiente virtual construído.
“Using the same performance-capture technologies from blockbuster films, Snibbe Interactive's SocialStage translates visitors real-time motions into your own on-screen animated characters and worlds. Light years beyond similar technologies, SocialStage uses a dozen cameras to capture every subtlety of visitors’ personalities. Anyone can bring a motion capture character to life in real time, regardless of shape or stature to enjoy an experience that makes them part of the action.”